Vereador Menandro Brito propõe criação do Programa “Banco de Ração” em Piripiri
Projeto prevê que o estoque do Banco de Ração será mantido por doações, que serão destinadas a tutores em situação de vulnerabilidade, ONGs e animais abandonados no município
Foi apresentado na Cãmara Municipal de Piripiri o projeto de autoria do vereador Menandro Brito (PSD), que dispõe sobre a criação do Programa “Banco de Ração e Utensílios para Proteção de Animais”. O projeto de lei foi apresentdo durante a Sessão Ordinária, nessa terça-feira (02).
O projeto prevê que o banco deve receber doações de ração e utensílios para animais como coleiras, guias, casinhas, móveis, roupas, remédios, bolsa de transporte e brinquedos e ofertar gratuitamente para tutores cadastrados em situação de vulnerabilidade social e também para ONGs (organizações não governamentais) ligadas à causa animal cadastradas, além de animais em situação de abandono.
De acordo com o projeto, o estoque do Banco de Ração será mantido exclusivamente por doações de pessoas físicas ou jurídicas e órgãos governamentais. Além disso, estabelece que o poder público pode promover campanhas para arrecadação dos alimentos e materiais.
Na justificativa do projeto, o vereador salientou que a quantidade de animais em situação de abandono tem aumentado e que o poder público não tem condições de alimentar a todos. Além disso, colocou as dificuldades que as instituições ligadas à causa animal e protetores enfrentam para fornecer ração a todos os animais.
“Este projeto tem o objetivo de facilitar, organizar, ajudar e dar todo o suporte necessário para que esses ‘anjos’ continuem a colaborar com a causa animal”, colocou, na justificativa. Salientou ainda que a proposta “possibilitará a organização para que as pessoas que prestam esses relevantes serviços à população animal, sintam-se apoiados e estimulados a continuarem, incentivando para que mais pessoas se tornem protetores/cuidadores de animais”, acrescentou.
Agora o projeto seguirá para o júridico da Câmara Municipal de Piripiri aguardando o parecer favorável para então ser colocado em votação.